sexta-feira, 11 de agosto de 2017

ANIVERSÁRIO DE 37 ANOS DA AUGUSTA E RESPEITÁVEL LOJA SIMBÓLICA CAVALHEIROS DA HARMONIA, N° 59.

A Augusta e Respeitável Loja Simbólica Cavalheiros da Harmonia Nº 59, sob os auspícios da Mui Respeitável Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará (GLMECE), confederada à Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil (CMSB), foi fundada aos 11 de agosto de 1980 e regularizada aos 26 de Junho de 1981 no Oriente de Brejo Santo-Ce. 

As reuniões aconteciam no Templo da ARLS Luz do Cariri Nº 1651 – GOB (Grande Oriente do Brasil) sitiada a Rua José Matias Sampaio, e Brejo Santo e posteriormente no Templo da ARLS Deus e Milagres, Nº 45, Oriente de Milagres.
A Sagração ou inauguração do Templo aconteceu aos 11 de Novembro de 1995 e foi presidida pelo Sereníssimo Grão Mestre Nathaniel Carneiro Neto. Tendo como Venerável Mestre Leonardo José Macedo, 1º Vigilante Francisco José Pereira, 2º Vigilante José Edivaldo Ferreira Rolim, Orador Carlos Rolim Nunes e obreiros: Adailton Gonçalves de Sá Ricarte, Antônio Hamilton Macedo Costa (Delegado Distrital), Antônio Rusvel Possidônio de Lacerda, Francisco Assis Lucena, Francisco de Oliveira Gonçalves, Francisco Elieldon Alves, João Batista Alves, Júlio Cesar de Brito Pinheiro, Marcondes Eraldo Luciano de Sousa, Mário Balbino dos Santos, Napoleão Bezerra, Rui Eudes Novais de Sá e Vicente de Paulo. Infelizmente no ano de 1999 bateu colunas, e passou mais de 10 anos fechada. Aos 20 de Janeiro de 2010, no gabinete do Grão Mestre, no Oriente de Fortaleza, foi concedida a Carta Constitutiva da Loja para soerguer suas colunas aos 24 de Janeiro do mesmo ano.


Atualmente contamos no quadro da Loja com um total de 27 Maçons regulares e o nosso Venerável Mestre para o biênio 2016 – 2018 é José Cleonardo de Figueiredo Lucena. Contamos com o Clube das Samaritanas Acácias da Harmonia que desde o início do biênio do Venerável Mestre Caitano (2014 – 2016) desenvolve projetos de âmbitos Sociais como também de apoio a Loja em todos os momentos. Fundamos  em 13/08/2014 o Capítulo DeMolay denominado: Defensores da Igualdade BrejoSantense nº 864, que depois em 29/11/2014 foi feito a Instalação e Posse dos Oficiais. A Ordem DeMolay é uma sociedade discreta de princípios filosóficos, fraternais, iniciáticos e filantrópicos, para jovens do sexo masculino com idade compreendida entre os 12 e os 21 anos. É uma organização neo-templária fundada nos Estados Unidos, em 18 de Março de 1919, pelo maçom Frank Sherman Land, patrocinada e mantida pela Maçonaria. Hoje o Capítulo conta com 22 DeMolay’s ativos e o Mestre Conselheiro é o jovem João Heuler Agostinho de Sá. Seguindo esse desenvolvimento das Ordens Paramaçônicas de Brejo Santo o Capítulo fundou o Clube de Mães & Amigos da Harmonia em 2016 para ser mais um ponto de apoio para desenvolvimento dos projetos. E também fundou em 2016 o Castelo de Escudeiros Príncipes da Harmonia, n° 76 que são destinados para meninos de 08 aos 12 anos o que nos é motivo de muito orgulho e estamos viabilizando a instalação de um Bethel Filhas de Jó, que são o braço jovem da Maçonaria.
Estamos no início do projeto de construção do nosso Salão de Banquetes que é um dos nossos grandes sonhos. A Augusta e Respeitosa Loja Simbólica Cavalheiros da Harmonia também é responsável pela criação de um grande instrumento motivador e desenvolvedor de ideias e ações conjuntas que é o GRAM (Grupo Regional de Ação Maçônica) que através da união de todas as Lojas da Região pretende desenvolver projetos de Estudos, Aperfeiçoamentos e principalmente de realizações de Projetos Sociais, essa evolução reflete em um novo caminho a ser seguido, um caminho onde as Lojas cumprem seu papel de Escola Filosófica com intuído de formação de homens semeadores de Bons Valores e transformadores de uma sociedade mais Justa e Perfeita.

A nossa comemoração dos 37 anos acontece através da solidariedade e com esse intuito a Loja fez uma parceria com o HEMOCE onde estamos realizando uma Campanha de Doação de Sangue que acontecerá nessa quarta, dia 16 de agosto no Centro de Saúde Dr. Miranda Tavares, localizado a Rua Luiz Gonzaga Júnior S/N.





A FILOSOFIA MAÇÔNICA
Por Jailson Gabriel de Melo.

Todo homem correto que aspira ao saber deve primeiramente praticar o BEM, seguindo esse preceito encontramos na Maçonaria através de suas doutrinas, simbologias, seus mistérios e alegorias o caminho da sabedoria.
A finalidade da Maçonaria é dedicar-se ao aprimoramento espiritual e moral da Humanidade, lutando pelos direitos dos homens e pela justiça pregando o Amor Fraterno, procurando congregar esforços para uma maior e mais perfeita compreensão entre os homens, a fim de que se estabeleçam os laços indissolúveis de uma verdadeira Fraternidade, sem distinção de raça nem de crenças, condição indispensável para que haja realmente Paz e compreensão entre os povos. A Maçonaria é uma das mais perfeitas ordens orientadas para o desenvolvimento de todo potencial humano, o amor ao próximo também deve ser destacado em ênfase aos trabalhos de caridade da Maçonaria bem como os trabalhos individuais do Maçom em seu círculo social, para isso é importante que sejamos ativos e tenhamos sede de sabedoria, buscar o nosso crescimento, ou seja, lapidar sua personalidade para uma melhor compreensão dos ensinamentos Maçônicos.
Mais do que uma filosofia de vida, os conhecimentos Maçônicos nos fazem enxergar a vida na sua real plenitude e tudo passa a basear-se sobre uma perspectiva do que é Justo e Perfeito e também de como poderemos contribuir para um mundo melhor.
A Maçonaria nos estimula a prática de princípios nobres, tais como Gentileza, Honestidade, Decência, Amabilidade, Honradez, Compreensão e Afeto. Nós fazemos parte de uma Grande Fraternidade Humana, portanto todos somos irmãos, independente de credo, política, cor, raça, religião ou qualquer outro fator que possa servir de divisão entre nós.
Um homem pode alcançar qualquer coisa quando percebe que faz parte de algo maior, é assim que me sinto depois que adentrei nessa Ordem, é assim que devemos seguir, com o entendimento que somos apenas uma peça, mas de suma importância, nessa grande engrenagem que é a vida, que o Grande Arquiteto do Universo arquitetou para nós.

Por Jailson Gabriel de Melo - Mestre Maçom da ARLS Cavalheiros da Harmonia, n°59.


Nenhum comentário:

Postar um comentário