quinta-feira, 8 de junho de 2017

Caravana da Cultura da Secult na região do Cariri teve início nesta quinta, 8/6, em Brejo Santo.

(Foto: Secult-CE)
Gustavo do Acordeon (Foto: Mateus Silva)

A Caravana da Cultura na Região do Cariri teve início na manhã desta quinta-feira, 8/6, no Cinetreatro Professor Júlio Macedo Costa, em Brejo Santo, com com apresentações da Banda de Música Municipal Olívio Lopes Angelim, do jovem Gustavinho do Acordeon e do poeta e músico Moreira Paz, secretário de Cultura de Missão Velha, e a apresentação das políticas culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), feita pelo secretário da Cultura do Estado, Fabiano dos Santos Piúba. Participaram do encontro gestores e agentes culturais de municípios do Cariri como Aurora, Mauriti, Barro, Crato, Milagres e Missão Velha. A Caravana continua nesta sexta-feira, 9/6, a partir das 8h, na Vila da Música, no Crato, com inauguração do Escritório Regional da Secult no Cariri.

Poeta e Músico Moreira Paz. (Foto: Mateus Silva)
Prefeita de Brejo Santo e Secretário Fabiano Piúba
Boas-vindas dos Gestores de Brejo Santo


As boas-vindas da prefeita de Brejo Santo, Teresa Landim, foi feita à equipe da Secult, que esteve presente para debater a política cultural para os municípios do Cariri. ''É com grande alegria que recebemos a Caravana da Cultura, a equipe da Secult e a Dane de Jade, coordenadora do Escritório Regional da Secult que será inaugurado aqui no Cariri. Somos cientes que formamos na região um caldeirão cultural. Debater e refletir a cultura é de fundamental importância'', destacou.

O secretário de Cultura, Turismo e Eventos de Brejo Santo, Miran Basílio, também falou da importância do evento. ''Hoje será um dia riquíssimo, visto que teremos a oportunidade de discutirmos as demandas culturais para nossos municípios. Que através da cultura busquemos dias melhores para o nosso povo!'' ressaltou

Participaram também da abertura a diretora da Vila da Música e coordenadora do Escritório Regional da Secult no Cariri, Dane de Jade; o prefeito de Milagres, Lielson Landim; a diretora do Theatro José de Alencar, Selma Santiago; o presidente da Câmara Municipal, João Batista; e o Major Sobreira, representando a polícia militar.






Atendimento às prefeituras e gestores culturais

Pela tarde, a Caravana da Cultura teve continuidade com as reuniões setoriais. A coordenadora de Artes e Diversidade Cultural da Secult, Valéria Cordeiro, conversou com gestores culturais dos municípios do Cariri sobre as visitas técnicas que a Secult vem realizando nos equipamentos do interior do Estado. “São encontros que os técnicos da Secult aproveitam para conhecer a estrutura e as demandas dos equipamentos no interior do Estado, como museus e bibliotecas”, ressaltou.
A gestora aproveitou para falar do Sistema Estadual de Bandas de Música e do Festival Música na Ibiapaba. “Estamos retomando o Sistema Estadual de Bandas de Música. Lá no Festival Música na Ibiapaba devemos nos reunir para sair com um plano para 2017 e 2018. Para os alunos e regentes, é um Festival muito importante de formação, que acontecerá neste ano de 22 a 29 de julho em Viçosa do Ceará”, comentou.
A diretora do Theatro José de Alencar, Selma Santiago, por sua vez, falou sobre o Sistema Estadual de Teatros do Ceará. “Esse sistema segue uma lei de 2005, que determina sua criação. Seu objetivo principal é promover a articulação no Estado entre gestores dos equipamentos cênicos”, ressaltou.
Os secretários de cultura dos municípios como Wilton Dedê, do Crato, também tiveram espaço para expor suas ideias, narrando sobre experiências culturais no seu município com os mestres da cultura, reforçando a importância de repasse dos saberes dos mestres nas escolas. O secretário adjunto de cultura de Mauriti, Zé Fernandes, compartilhou a ideia de que os mestres precisam de um espaço para formação e para mostrarem seus trabalhos.
Já o secretário de Cultura de Aurora, Cicero José, elogiou a iniciativa da Secult. “Estou apostando tudo nesse escritório. É uma ideia pioneira. Acho que vamos superar barreiras para fazer projetos para editais”, comentou.
Moreira Paz, secretário de Cultura de Missão Velha, em debate, fez uma abordagem sobre a importância de se catalogar os agentes culturais dos municípios. “Tenho um projeto que quero fazer há muito tempo. Quero fazer um catálogo cultural de todo município para que se possa conhecer as pessoas, quem são agentes culturais”, frisou.


Programação no Crato

Nesta sexta-feira, 9/6, no Crato, a Caravana da Cultura será sediada na Vila da Música, das 8h às 22h, com a assinatura dos termos de cooperação entre a Secult e a Universidade Regional do Cariri (Urca), para o desenvolvimento de ações no campo de pesquisa e formação, a apresentação da Política Cultural do Estado, o lançamento do Escritório Regional do Cariri, as Reuniões Setoriais, e ainda com a abertura da exposição de Xilogravura “Mestres e Mestras da Cultura do Ceará” do poeta, cordelista e xilógrafo, Otávio Menezes. Concluindo estes dois dias de atividade no Cariri, haverá também, às 19h, de uma terreirada com apresentações culturais para entrega das carteiras dos Mestres e Mestras da Cultura da Região do Cariri.


PROGRAMAÇÃO

CRATO

Local: Vila da Música, Belmonte, Crato
DIA  09 | (sexta)
08h às 12:30
  • Abertura Oficial.
  • Apresentação da Orquestra Solibel Jovem e do grupo musical “Distinto Duo”.
  • Apresentação da Política Cultural do Estado e lançamento do Escritório Regional da Secult noCariri.
  • Assinatura dos Termos de Cooperação entre Secult/CE e Instituições Locais.
  • Reuniões Setoriais (gestores municipais, pontos de cultura, agentes culturais, equipamentos, regentes de bandas e sistema estadual de teatro).

12:30 ás 14h
  • Almoço
14h às 18h
  • Reunião Setorial - Plenária para debate das principais questões da região do Cariri.

19h às 22h
  • Abertura da Exposição de xilogravura “Mestres e Mestras da Cultura do Ceará”, de Otávio Menezes.
  • Terreirada para entrega das carteiras dos Mestres e Mestras da Cultura da Região do Cariri.


(Mateus Silva)
Contribuiu com essa matéria Lucas Benedecti assessor de comunicação da secretaria de cultura do Estado do Ceará.



Nenhum comentário:

Postar um comentário