terça-feira, 30 de maio de 2017

Joquinha Gonzaga e Maurício Jorge encerraram a III Mostra Cultural de Dom Quintino, no Crato

Joaquim Gonzaga - sobrinho do Rei do Baião
A III Mostra Cultural de Dom Quintino terminou no último domingo, 28, com a participação de grandes nomes da música da Regional. A programação que aconteceu no Terreiro do Museu Luiz Gonzaga recebeu o cantor Católico Mauricio Jorge, e o sanfoneiro Joquinha Gonzaga, sobrinho de Luiz Gonzaga. 

Presença mais esperada da noite, Joquinha Gonzaga, sobrinho Luiz Gonzaga cantou músicas conhecidas de Rei do Baião, assim como de autoria própria. Em conversa com nossa reportagem, Joquinha Gonzaga afirmou que fez questão de vir porque se sentiu na obrigação de contribuir com o evento. “Eu tenho que ir para lá porque faz parte de uma historia que eu também faço parte. Então eu acho que é minha obrigação de participar”, disse Joquinha, ao falar sobre a história de Pedro Lucas, criador do Museu de Luiz Gonzaga. 

Sobre a organização do evento, Joquinha classificou como muito organizado e ao mesmo tempo simples, igual como o tio gostava. “Eu acho bonito porque é tudo simples igual a meu tio. Meu tio Gonzaga foi sempre um artista simples e não tinha luxo,” completa.

Maurício Jorge

Mauricio Jorge, cantor católico conhecido no meio artístico tendo já se apresentado na Rede Vida de Televisão, também fez questão de cantar muitas musicas de Luiz Gonzaga. Sobre o evento, falou que se surpreendeu com a organização e acrescentou que “Se Luiz Gonzaga se vivo estivesse, não tenho dúvidas que ele estaria no meio de vocês”, comenta.

Para o artista, o público foi marcante e acolhedor, Mauricio disse que está sempre a disposição para outras oportunidades, “Eu me coloco à disposição, sempre que precisar me chamar, estarei sempre a servir com o que puder fazer para vocês”, finaliza o músico.

Artistas locais também subiram ao palco para se apresentar. Rigoberto Pereira, ganhador do “ Troféu Personalidade”, um reconhecimento que a Mostra Cultural presta a um morador da localidade, que melhor tenha representado o distrito nos últimos anos em termos de cultura, realizou apresentação artística ao lado de outro artista Domquintinense, Diego Rezende. O homenageado afirmou que foi uma surpresa esse reconhecimento, tendo ficado muito honrado com a escolha. “Eu não esperava. Achei fantástico, acho que foi uma escolha maravilhosa em terem apontado meu nome. Fiquei muito honrado, ” comenta o intérprete.

A Mostra Cultural vem há três anos homenageando Luiz Gonzaga, através do Museu Luiz Gonzaga criado no distrito em 2013 pelo garoto Pedro Lucas. Durante a programação do sábado (27), jovens integrantes do Projeto Asa Branca (Exu- PE), se apresentaram tocando as principais composições do Rei do Baião. Segundo a organização do evento, a Mostra Cultural de Dom Quintino atraiu um público de aproximadamente mil participantes, nos dois dias de programação. A realização do da III Mostra Cultural está vinculada a Associação de Desenvolvimento Comunitário, Cultura, Desporto e Lazer de Dom Quintino, com o apoio de comerciantes, microempresários, agentes políticos e apologistas da Cultura.  

Reportagem: Rafael Pereira/  Fotos: Jessica Luiza

Nenhum comentário:

Postar um comentário