quarta-feira, 20 de maio de 2020

Crato, Juazeiro e Barbalha fazem mais de 8.400 testes rápidos para novo coronavírus


Foto: Reprodução José Wagner Governo do Ceará

Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha já realizaram pelo menos 8.420 testes rápidos. As informações são da Secretaria de Saúde que atualiza periodicamente o portal IntegraSus. Os testes rápidos, ainda em março, eram usados como uma medida mais definitiva para diagnosticar o novo coronavírus. A testagem, no entanto, também apresenta resultados inconsistentes.


Por conta disso, o governo decidiu que esse tipo de amostragem deve servir mais como uma triagem, fazendo assim um diagnóstico mais seguro da doença. Laboratórios particulares de Juazeiro do Norte, por exemplo, adotam os testes rápidos. O que vem ocorrendo, no entanto, é que pacientes preferem uma testagem mais completa mesmo após o resultado.

Testes rápidos:

Juazeiro do Norte: 5.420

Crato: 1.960

Barbalha: 860

Em abril, o Ceará adquiriu mais 300 mil testes rápidos para o diagnóstico de Covid-19. Profissionais das áreas da saúde e da segurança pública e pessoas com quem eles dividem a mesma residência tiveram prioridade para realizar o exame. "Nós estamos enfrentando esse momento com coragem, honestidade e transparência. Essa aquisição vai possibilitar dar mais agilidade ao diagnóstico", ressaltou o secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto).

Comprados diretamente da China, os testes rápidos chegaram ao Ceará no fim do mês passado em um avião fretado pelo Governo do Estado. A aeronave trouxe, ainda, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para reforçar a segurança dos profissionais de saúde.





*Da redação do Blog do Mateus Silva com informações de Felipe Azevedo/Site Miséria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário