quarta-feira, 2 de agosto de 2017

A Lenda - Brejo Santo-CE

AGOSTO, mês de aniversário de Brejo Santo! Contaremos um pouco da história do município. Começando com uma lenda, recontada por Acrislaine Pereira.


As fontes divergem sobre nosso surgimento como população. Entretanto é certo que seus primeiros habitantes foram os índios kariris, pois há relatos e provas de sua presença aqui. 
Mas como toda história tem uma lenda que se preze, a nossa é em torno de uma mulher. 

A versão popular fala de uma certa viúva, D.Maria Barbosa, residente no distrito de Porteiras. E que essa senhora teria uma criação de porcos, entre os quais, alguns desapareceram. A região passava por um período de seca, e, mesmo tendo a D. Maria enviado alguns empregados à caça dos seus animais, estes voltaram sem notícias. 

Sem mais, os bichos retornaram, e qual não foi a surpresa de sua dona, quando os percebeu sujos de lama. Como sabemos, onde tem lama, tem água, e D. Maria enviou novamente seus empregados à desvendarem o percurso feito pelos animais, encontrando o nosso açude da nascença. 

Depois desse relato não se contaram mais histórias sobre a fundação do povoado, que incluíssem D.Maria Barbosa embora ela tenha ficado registrada na nossa história. Mas tudo começou ali, pertinho da Pedra do Urubu. Por causa desse açude chamado nascença.

Recontada por:
Acrislaine Pereira Alves Maia; 

2 comentários: